Crescer de forma desordenada, sem organização pode resultar em prejuízos. Não queira inchar a sua empresa, só com aumento de vendas. Não cometa esse erro fatal. Neste outro artigo você vai ver o que precisa para organizar a sua marcenaria internamente, primeiro.
Contudo nenhuma empresa vive sem vendas.
Numa série de artigos, vamos tratar de vendas de móveis sob medida, ou como criar um processo contínuo que possa ser previsível, escalável e lucrativo para aumentar as vendas da marcenaria.
Veja se você se encontra em alguma destas situações:
Se você está sofrendo com qualquer uma destas destas situações, então precisa criar uma estrutura com um processo de venda que gere uma quantidade suficiente de prospecções, ou potenciais clientes que irão de fato realizar um orçamento e comprar da sua marcenaria.
Sim é possível. Mas antes de continuar é muito importante salientar que o retorno da criação de um processo de venda só vem com o tempo. Por isso, comece o quanto antes.
Na Gabster, trabalhamos por um longo período identificando o nosso mercado potencial, criando um processo de venda, de entendimento para cada tipo de necessidade e aplicando as melhorias gradativamente. Os números só melhoraram com o tempo. Isso é assim em todos os segmentos.
Existem três características que precisam ser trabalhadas no processo:
É muito importante sempre saber o que está acontecendo na área comercial da empresa. Quantas prospecções estão sendo feitas, quantas estão sendo evoluídas, quantas vendas estão acontecendo.
Porque o processo só vai ficar bom ao longo do tempo. Quanto mais você ‘errar’ e receber feedback dos clientes que não vendeu, mais vai entender o que precisa melhorar dentro do processo.
Você precisa saber que cada cliente novo deve trazer um lucro. Um valor maior do que aquele que você gastou para poder adquirir o material, manter a sua estrutura, para vender, cobrar, produzir e entregar.
"Foco Do cliente" é muito diferente de "foco No cliente".
Quando você assume a posição de realmente ajudar o cliente, você olha a necessidade do ponto de vista do cliente e não da sua empresa.
Quando o cliente entende que você tem foco ‘para vender’, que o vendedor ou projetista está buscando satisfazer a necessidade da marcenaria em primeiro lugar, então o cliente não compra.
Toda empresa precisa vender. Mas saiba que você não vende. É sempre o cliente que compra.
Você precisa ajudar o cliente a comprar.
O fechamento de uma venda é a consequência natural de um processo maduro, que traduz perfeitamente a satisfação da necessidade do cliente.
O cliente ficará encantado com o seu produto quando enxergar no projeto a tradução da sua necessidade, do que estava sonhando em um ambiente.
Você deve fazer o cliente enxergar o melhor do seu produto e que você está realmente muito interessado em proporcionar a melhor experiência para ele. Tudo isso pode e deve acontecer dentro de um processo de venda.
Para que isso tudo seja possível, dê o próximo passo. Crie um posicionamento para a sua marcenaria. Este é o assunto do nosso próximo post da série sobre vendas que será publicado amanhã: Como posicionar-se no mercado.
Através de uma plataforma que integra designers, arquitetos e especificadores à indústria em geral, a Gabster conecta o design com a manufatura para simplificar a produção de ambientes personalizados.
Tecnologia, inovação e processos, fazem da Gabster uma solução única, que através de resultados concretos possibilita o crescimento escalar de seus clientes.
Veja os conteúdos da Gabster em vídeo no Youtube.